A canção, lançada no dia 27 de Maio de 1977, causou a ira da família real britânica e das personalidades mais conservadoras, ao atacar veemente, e com espírito anárquico, a rainha Isabel II e todo o sistema monárquico vigente no Reino Unido, comparado-o na altura a um regime fascista.
God Save the Queen foi lançado poucos dias antes do Jubileu de Prata da Rainha (as comemorações dos 25 anos da sua ascensão ao trono), o que causou uma maior discussão em torno do tema. Em apenas cinco dias foram vendidas 150 mil cópias, apesar de o single ter sido censurado pelas estações de rádio e de televisão e de os cartazes publicitários terem sido banidos pelo metro de Londres.
O impacto que God Save the Queen teve na sociedade britânica levou mesmo a que os Sex Pistols tenham sido proibidos de actuar em solo britânico. A solução para este entrave foi descoberta na véspera do Jubileu, a 7 de Junho de 1977, quando a banda tentou actuar num barco, apropriadamente baptizado de Rainha Isabel II, no rio Tamisa, próximo da Abadia de Westminster. Dezenas de jovens devotos da "causa" punk encontravam-se no local entoando os versos de God Save the Queen. A tentativa ficou na história da cultura popular, mas não passou disso mesmo, de uma tentativa, já que, depois de alguns confrontos com a polícia, o grupo acabou por ser escoltado.
Apesar de na canção Johnny Rotten entoar versos como "God save the Queen/ she ain't no human being" (em português "Deus salve a Rainha/ ela não é um ser humano"), o grupo revelou que o seu principal objectivo com a canção era falar para a classe operária britânica e dar voz às suas angústias. No final da década de 70 os Sex Pistols acabaram mesmo por incorporar com a sua postura e com a sua música a raiva de muitos jovens britânicos de-sempregados que não viam um futuro risonho para as suas vidas.
A atitude anarquista da banda fez-se logo valer no primeiro single que editaram, Anarchy in the U. K., em Novembro de 1976, que reflectia a alienação social que muitos jovens sentiam com a repressão e a pobreza vivida no país na altura.
(Texto retirado do site DN Gente)
Isso sim é punk rock....GTFO......
ResponderExcluir