29 de jul. de 2011

Fim da Era Ônibus Espacial

No último dia 21/07 a notícia que a maioria dos jornais do mundo davam eram a seguinte:
Sim meus amigos, a Nasa pôs fim a uma viagem que já durava 30 anos, os Ônibus espaciais sucessores da nave Apollo que eram reutilizáveis e faziam missões tripuladas no espaço, vão virar peças de museu, exatamente, como programado em 2003, a Nasa encerrou as viagens com os ônibus espaciais, apartir de agora todas as viagens à Estação Espacial Internacional (ISS) serão feitas pelas naves russas Soyuz.
O Atlantis pousou por volta de 6h56 (horário de Brasília), e muitas pessoas acompanharam o pouso e rolou aquele clima de nostalgia e de dever cumprido por parte dos tripulantes da nave. "Missão cumprida, Houston", foram essas as palavras ditas pelo comandante Chris Ferguson assim que a nave pousou. " O comandante afirmou que os americanos vão voltar ao espaço. "O ônibus espacial mudou a maneira com que vemos o mundo, a maneira com que vemos o universo. A América não vai parar de explorar. Obrigado por nos proteger e por trazer este programa para um fim merecido."
A decisão de aposentar a frota dos ônibus espaciais veio após o acidente com o Columbia, que se desintegrou na reentrada após uma missão em 2003. A orientação do então governo Bush era finalizar a Estação Espacial Internacional, aposentar a frota até 2010 e desenvolver uma nave nova que deveria estar em operação em 2014. De lá para cá, o governo Obama confirmou a aposentadoria do programa, mas permitiu um ano a mais de voos, até 2011. As operações na ISS foram estendidas até pelo menos 2020. O presidente Obama ordenou que a parte de desenvolvimento e construção de espaçonaves fosse delegada à iniciativa privada, enquanto a Nasa se dedicaria a pensar as próximas fronteiras da exploração espacial.
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Vamos ver um pouquinho da história então.
O projeto de construção de veículos espaciais reutilizáveis iniciou apartir de 1975, quando foram feitos os primeiros testes de um protótipo acoplado a um avião Boeing 747 adaptado a testes de voo a grande altura. O objectivo foi testar a aerodinâmica e a manobrabilidade do Ônibus Espacial. Neste cenário, o ônibus espacial ainda hoje prossegue sendo uma das máquinas mais complexas já construídas e por ser um veículo de transporte e carga equipado com sistemas precisos de suporte e montagem. Ao todo foram construídas cinco naves operantes deste tipo, chamadas Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour, que cumpriram diversas missões no espaço. Destas apenas a Discovery, a Atlantis e a Endeavour ainda existem, já que as outras duas acabaram destruídas em acidentes que se tornaram célebres tragédias na história. Ainda foram construídas mais duas naves, uma chamada Enterprise, protótipo sem motores, utilizada apenas para testes aerodinâmicos, de aproximação e aterrissagem, mas sem capacidade de entrar em órbita, e a outra chamada Pathfinder, um perfeito simulador usado para treino dos astronautas.
Conheça melhor os Ônibus Espaciais.


COLUMBIA
O Columbia foi o primeiro de uma série de cinco naves espaciais reaproveitáveis. Quando o Columbia foi lançado, em 12 de abril de 1981, a previsão que os primeiros modelos fariam até 100 voos e haveria uma média de 24 lançamentos por ano. Contudo, passados mais de 27 anos do primeiro lançamento foram realizados um total de 124 voos. No dia 1 de Fevereiro de 2003, durante o regresso da sua 28ª missão, o Columbia desapareceu dos radares quando sobrevoava, a grande altitude, o estado estadunidense do Texas. Um pedaço de espuma que se soltara durante a decolagem danificou a protecção de cerâmica da asa esquerda, provocando uma pequena fissura. Este problema não foi detectado nem durante a decolagem, nem durante a missão. Quando da re-entrada na atmosfera, o calor causado pela fricção com a atmosfera aumentou o tamanho da fissura, acabando por destruir a asa e consequentemente toda a nave, causando a morte dos sete tripulantes. (clique na imagem para ampliar)


CHALLENGER
Foi o segundo Ônibus Espacial a ser fabricado, após o Columbia. Foi a primeira vez ao espaço em 4 de abril de 1983. Em 28 de Janeiro de 1986, na sua décima missão, um defeito nos tanques de combustível causou a explosão da Challenger, matando todos seus ocupantes, inclusive a professora Christa McAuliffe, a primeira civil a participar de um voo espacial. Este desastre paralisou o programa espacial estadunidense durante meses, durante os quais foi feita uma extensa investigação que concluiu por defeito no equipamento e no processo de controle de qualidade da fabricação das peças da espaçonave. A investigação sobre o acidente com o ônibus espacial foi liderada pelo renomado físico novaiorquino Richard Philips Feynman, que descobriu uma falha nos anéis de borracha que serviam para a vedação das partes do tanque de combustíveis, que apresentava anomalias na expansão quando a temperatura chegava aos 0°C. Feynman foi a público explanar as causas do acidente que chocou os EUA e fez uma demonstração em rede nacional e ao vivo. (clique na imagem para ampliar)




DISCOVERY
É um dos três últimos Ônibus espaciais que constituem a frota de veículos tripulados da NASA. O nome Discovery, tem origem no navio que acompanhou James Cook na sua terceira e última grande viagem, embora exista quem defenda que este nome foi inspirado na nave presente no filme 2001: Odisseia no Espaço. Realizou seu primeiro voo em 1984, tornando-se o terceiro vaivém espacial em serviço. Após as tragédias com oChallenger e o Columbia passou a ser o mais antigo. O Discovery é também o recordista em número de voos, realizou uma grande gama de missões entre elas o acoplamento na MIR, na Estação Espacial Internacional, colocação de satélites e reparos no Telescópio espacial Hubble. Fez seu último pouso em 9 de março de 2011. O Discovery foi lançado 39 vezes. Tendo completado mais de 365 dias no espaço, 5 830 órbitas e 238 milhões Km percorridos. O último lançamento aconteceu no dia 24 de fevereiro de 2011 rumo à Estação Espacial Internacional o qual retornou no dia 9 de março.(clique na imagem para ampliar)


ATLANTIS
Foi o quarto veículo deste tipo a ser construído pela NASA. Recebeu o nome de Atlantis, em honra do primeiro navio de pesquisa oceanográfica dos EUA, com o mesmo nome. Beneficiando da experiência adquirida com a construção dos seus antecessores, o Atlantis tinha um peso inferior em cerca de 3 toneladas, e teve um tempo de construção reduzido a metade, em relação ao primeiro veículo operacional. O primeiro voo do Atlantis, realizou-se a 3 de outubro de 1985. O Atlantis foi inicialmente considerado o primeiro ônibus espacial a se aposentar, a missão de novembro de 2010 (Endeavour) estava prevista para ser a aposentadoria oficial do ônibus espacial. A última missão da Atlantis foi realizada em 8 de julho de 2011. Era apenas uma missão de stand-by que seria usada para caso de necessidade de resgate do Endeavour, que, na época, estava previsto para fazer a missão final da frota. Com a decisão de tornar o voo de resgate em uma missão oficial, a nave foi recolocada em serviço. A partir desta data o grupo de ônibus espaciais será substituído pelos novos veículos de exploração da NASA. (clique na imagem para ampliar)


ENDEAVOUR
O Espacial Endeavour é o quinto e mais recente ônibus espacial a ser construído pela NASA. O nome do vaivém espacial Endeavour foi dado em homenagem ao navio Endeavourcomandado pelo navegador inglês James Cook na sua viagem de exploração do Oceano Pacífico no século XVIII. O nome também é uma homenagem a outro Endeavour, o módulo de comando da Apollo 15. A construção do Endeavour começou em 1987 com o objetivo de substituir o Challenger, destruído durante um acidente em 1986. Peças sobressalentes das estruturas do Discovery e do Atlantis foram usadas na sua construção. A decisão de construir o Endeavour foi preferida à alternativa de reaparelhar o Enterprise porque o custo era menor. Endeavour foi lançada pela primeira vez em 1992 e teve como primeira missão interceptar e relançar um satélite que saíra da rota padrão. Em 1993 fez sua primeira missão de serviço ao Telescópio Espacial Hubble. O Endeavour saiu de serviço por oito meses em1997 para reajustes, incluindo a instalação de uma nova escotilha pressurizada. Em dezembro de 1998, ela entregou o módulo da Estação Espacial Internacional.(clique na imagem para ampliar)


A NASA ainda não divulgou qual será sua meta de agora em diante, estuda-se entre os dirigentes da NASA, que a meta agora seja Marte, depois das missões à Lua pelo programa apolo e à órbita da Terra com os ônibus espaciais, a prioridade volta à ser Marte, com missões robóticas de reconhecimento e a possibilidade de futuras missões tripuladas ao planeta vermelho, mas nada foi confirmado ainda!



Espero que tenham gostado do post!! (porque deu trabalho pra fazer)

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